Frutos do Espírito: Fé


"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." ( Hebreus 11:1)

* Fé: É a certeza de que acreditamos na providência de Deus, e podemos dividi-la em 3: Esperança, Paciência e Confiança.

* Esperança: Nós seres humanos queremos tudo no " aqui e agora ", mais devemos aprender que nem tudo é como queremos, e nós servos, dependentes de Deus, temos que esperar o tempo do Senhor para nossas vidas. Saibamos que quando pedimos algo a Deus e Este não nos dá é porque não estamos preparados para recebe-lo.

Talvez se o recebêssemos poderia nos acontecer o que está escrito em Provérbios: "Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza e nem a riqueza: mantém-me do pão da minha porção acostumada. Para que de farto não te negue, e diga: Quem és, Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e lance mão do nome de Deus." (Provérbios 30:7-9).

* Paciência: Somos muitos impacientes, como disse acima, queremos tudo no " aqui e agora ", não queremos nem saber de esperar. Mais aí é que surge a paciência, onde o salmista disse: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40:1). O Salmista disse "Esperei", isso quer dizer que já havia algum tempo que ele estava esperando, não foi exatamente no tempo dele, não foi na hora em que ele queria, mais sim na hora exata de Deus, onde aprouve ao Senhor operar e se inclinar e ouvir o clamor de Davi.

Hoje o Senhor nos diz que " está com os seus olhos abertos e atentos os seus ouvidos à nossa oração ", mas existe um preço para que possamos ter a atenção de Deus, e está escrito um verso antes desse que citamos acima: "E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar." (II Crônicas 7:14-15).

* Confiança: Como o texto base já nos diz tudo: "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1).

A confiança é a fé, é essa certeza de esperar, ou seja, a Esperança é a Paciência e esta é a confiança, a certeza de que Deus é poderoso para fazer muito mais daquilo que pedimos ou pensamos.