Frutos do Espírito: Alegria


"Um coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate." (Provérbios 15:13)

Nesta série de mensagens estamos falando dos frutos do Espírito (Gálatas 5:22), e o segundo fruto que segue após o Amor ao próximo, é a alegria. Em nosso dia a dia enfrentamos dificuldades, lutas, que vão nos entristecendo, nos deixando cabisbaixos, e por diante.

Mais nessa palavra, aprendemos que a alegria é um fruto do Espírito, sabemos que a alegria descrita nessa passagem, não se refere à alegria de estarmos em todo o tempo sorrindo, e cantando, mais se refere à alegria de adorar a Deus, de mesmo na dificuldade, mesmo na provação, na luta, na dor, mesmo em meio a tudo isso, termos alegria de dizer: "Glória a Deus!", é essa a alegria descrita no versículo.

O Senhor Deus nos advertiu que no mundo teríamos aflições, mais logo depois Ele disse: "Mais tende bom animo, porque eu venci o mundo." (João 16:33).

Muitas vezes nos encontramos em momentos assim, de choro, de angústia, momentos em que nossos corações estão tão apertados, mais em meio a tudo isso é que se manifesta essa "alegria", de dizermos "Glória a Deus".

A Bíblia nos relata a história de um mulher sunamita a qual tinha seu filho morto em casa chega ao profeta e este a pergunta: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.

Vemos nessa mulher sunamita, o que é a alegria (Fruto do Espírito), essa alegria é a paz, é a certeza de que mesmo em toda a luta, dificuldade, em meio a tudo isso o nosso Deus é grande, e é essa certeza (alegria) que precisamos ter, para que assim possamos viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas.