Frutos do Espírito: Bondade


Em Colossenses 3:8-10 o crente encontra uma chave para crescer na bondade: o princípio bíblico de despojamento e revestimento.

Bondade é muito semelhante à benignidade, porém há diferença. Benignidade é a característica da pessoa que faz o bem. Ela não faz o mal. Bondade destaca a excelência do caráter. A bondade trata da moralidade da pessoa. Bondade não apenas descreve uma pessoa que faz o bem, mas descreve uma pessoa de bom caráter, uma pessoa de coração puro.

*DESPOJAR = RETIRAR – A Bíblia ensina que o crente deve identificar os comportamentos, atitudes e pensamentos que não agradam a Deus. Colossenses 3:8,9 fornece uma lista parcial destes pecados. São obras da carne ou do velho homem.

*REVESTIR = COLOCAR – O crente deve se despojar das obras da carne e se revestir do fruto ou das obras do Espírito – Colossenses 3:10. O crente faz isso através da renovação da mente – Romanos 12:2. Assim, e somente assim, o crente pode ter excelência de caráter e ser bondoso.
Três exemplos para ajudar o crente a cultivar a bondade:
1) Uma pessoa bondosa não é egoísta – quando o crente encontra egoísmo em seu viver é porque ele está pensando demais em si e não está pensando no bem do outro. Por isso o crente tem que se despojar do egoísmo para parar de se concentrar em si e começar a pensar nos outros a ponto de servi-los;

2) Uma pessoa bondosa não mente – quando o crente encontra mentiras em seu viver é porque ele está pensando que sua vontade, seu conforto, e seu bem-estar são mais importantes do que a verdade. Por isso o crente tem que se despojar da mentira e revestir-se da verdade.

3) Uma pessoa bondosa não é arrogante e crítica – quando o crente encontra estas obras da carne em seu viver é porque ele está pensando erroneamente que é melhor que alguém. Por isso o crente tem que despojar da arrogância e se revestir de humildade.