Frutos do Espírito: Amor ao Próximo


"Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gálatas 5:22).

Nessa série de mensagens, falaremos sobre os frutos do Espírito. O apostolo Paulo em carta aos Gálatas disse: "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:25).

O Senhor Jesus falando sobre falsos profetas no sermão da montanha, disse: "Pelos frutos os conhecereis." (Mateus 6:20). Por isso, falaremos um pouco aqui nesta mensagem a importância dos frutos do Espírito em nossas vidas.

* Caridade/Amor: Em algumas versões tem caridade, em outras amor. Esse é o segundo maior mandamento que o Senhor Deus nos deu para obedece-lo, que é: "amar ao próximo como a ti mesmo".
É muito fácil amar nossos amigos, irmãos, pais, filhos, parentes, etc... Mas, e aqueles que nos perseguem no trabalho? na escola? na rua? ou até mesmo na igreja? aquele que te critica? que sempre tem uma palavra pra te desanimar? deixar pra baixo? e os invejosos? esses também são nossos próximos?

- Sim, são nossos próximos e como tais, devemos ama-los assim como amamos aos que nos fazem bem. Olhe só o que o Senhor Jesus falou no sermão da montanha: "Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem." (Mateus 5:44).

Verdadeiramente não é fácil amar quem nos persegue, e faz tais coisas, nós seres humanos achamos que isso é coisa de louco, e que de jeito nenhum vamos fazer isso, mais o Senhor Jesus Cristo nos diz: " Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me " ( Marcos: 8.34 ).

Para seguirmos a Cristo temos que renunciar nossa natureza pecaminosa onde amar quem nos odeia é coisa de louco, e ainda digo mais porque lá na carta aos Coríntios o apóstolo Paulo usado por Deus escreveu: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." (I Coríntios 1:18).

Por isso, para seguirmos a Cristo, temos que renunciar a nós mesmos, e servi-lo, porque quem o obedece não é mais servo, mais é amigo (João 15:15).

Que possamos aprender com esta mensagem e como o Apóstolo Tiago escreveu: Que possamos ser não só ouvintes, mas também praticantes da palavra de Deus.

Pode parecer difícil renunciar nossas vontades estando preso a nossa carne (natureza pecaminosa), mas tenha certeza de que quando oramos a Deus, confessando nossas fraquezas, falhas, e a partir daí procuramos fortalecer o nosso espírito em orações, jejuns, leitura bíblica, e procuramos fazer a boa, perfeita, e agradável vontade de Deus, tudo começa a dar certo na nossa vida. Saiba que Deus tem um propósito em sua vida, pois você é muito precioso para Ele.

Que Deus nos abençoe, paz de Cristo!