Cuidado com quem você anda!


"As más conversações corrompem os bons costumes."
(I Coríntios: 15.33).

Existe um ditado popular que diz: " Antes só do que mal acompanhado ", isto de certa forma é até verdade. A Bíblia fala muito sobre essa questão de amizade, temos na Bíblia vários exemplos de grandes amigos, mais também amigos da onça como são chamados popularmente. O que queremos abordar nessa mensagem de hoje, é a questão de amizade, companheirismo. Amigos normalmente são aqueles que nos aconselham, que nos motivam a algo, mais na Bíblia diz: "As más conversações corrompem os bons costumes." (1 Coríntios: 15.33).

Amizade é algo muito importante, existem " amigos mais chegados do que irmãos " como a Bíblia mesmo diz, mais há também certas amizades, ou certas companhias que só nos levam ao pecado, a queda, ao afastamento de Deus.

O Senhor nos aconselha para que não venhamos andar com más companhias, ou más amizades, em Provérbios 22.24 o autor nos alerta: " Não acompanhes com o iracundo nem andes com o homem colérico ", iracundo é aquela pessoa que está sempre de mal com a vida, que sempre tem algo que não está bom, e colérico é aquela pessoa que popularmente é chamado Pavio Curto, estoura com qualquer coisinha, então o Senhor nos manda que nós nos afastemos de pessoas assim.

Outra característica importante que o Senhor nos alerta é sobre a Falsidade de alguns que se dizem " amigos ", mais que na verdade são verdadeiros inimigos, que só quer a destruição, o mal, a ruína do seu próximo, em Provérbios 27. 6 o autor também nos alerta dizendo: " Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos ", muitas vezes achamos que verdadeiros amigos são aqueles que nos apoiam em tudo que fazemos, que não nos questiona em nada, está sempre ali apoiando tudo, mais na verdade não é, nesse mesmo texto que lemos aí acima em Provérbios 27, no versículo 4 diz: " Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto "

Já dizia um ditado popular: "Quem avisa, amigo é", então se vai fazer algo e alguém que verdadeiramente é seu amigo, jamais irá deixar que você o faça, porque ele não quer que você sofra, mais quer que você seja feliz, e então ele vem com uma palavra que muita das vezes preferiríamos não ouvir, mais que mais a frente passamos a entender que se não fosse aquela palavra que seu amigo lhe deu você teria quebrado a cara. Isso tudo é também abordado pelo autor do livro de Provérbios, sobre o amigo bajulador: Provérbios 28.23 diz: " O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua ", o autor deixou bem claro em poucas palavras o que dissemos aí acima.

Mais os verdadeiros amigos não são falsos, mentirosos, bajuladores, mais são fiéis, falam a verdade ainda que essa nos machuque por um pouco de tempo, mais não ficam nos bajulando, mais procura sempre falar a verdade, sendo sinceros sempre.

Em Provérbios 27.10 fala sobre a Lealdade dos amigos, em Provérbios 27.9 e 12.26 nos fala sobre o aconselhamento mútuo, em Provérbios 17.9 sobre o perdão, em Provérbios 27.5-6 sobre Honestidade. São muitos os Versículos falando sobre amizade, nos alertando das más companhias, mais também falando características de amigos verdadeiros, aqueles que podemos contar nos momentos, nas horas difíceis de aflição que muitas das vezes passamos.

* Provérbios 27.10: Não abandones a teu amigo, nem ao amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe.

* Provérbios: 12.26: O justo é um guia para o seu companheiro, mas o caminho dos ímpios os faz errar.

*Provérbios 17.9: O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão, separa os maiores amigos.

Nessa mensagem, o Senhor nos alerta sobre quão grande importância é ter uma amizade saúdavel, pura, sem mentira, sem falsidade, e também nos alerta para que possamos estar espertos com quem temos andado, quem tem sido os nossos amigos, esses amigos que você tem, eles te levam pra qual caminho, o da santidade ou o abismo, como diz uma parábola dos dois cegos em Lucas 6.39: " Pode porventura o cego guiar outro cego? não cairão ambos na cova?, que possamos assim nos afastar das más companhias, daquelas pessoas que nos afastam da Santidade de Deus, que nos afastam da Sua presença maravilhosa, lá no Evangelho de Marcos 9. 43-48 somos alertados a estar vigilantes para que qualquer coisinha que estiver nos afastando do Senhor, cortarmos e lançarmos fora, para que não venhamos perder a nossa Salvação.
"PRECISAMOS ESTAR PREPARADOS PARA DIZER NÃO A TUDO
QUE COLOQUE EM RISCO, O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS."